top of page
RECENT POST

Furacão Harvey

  • Luiza Galvão
  • 17 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Harvey, um furacão que se transformou em uma tempestade tropical, atingiu na sexta-feira (26/08/17) a costa do Golfo dos Estados Unidos, com chuvas extremamente fortes sobre a região de Houston no Texas, que ameaçaram deslocar-se para o estado vizinho da Louisiana.

Quais as suas características?

Harvey chegou a terra como furacão de categoria 4 na costa do Texas na sexta-feira (26/08/17), com chuva bastante intensa e ventos de até 215 km/h, para depois se tornar uma poderosa tempestade tropical. O Centro Nacional de Furacões disse que é a pior tempestade de chuva registrada até ago/2017, com precipitações que podem superar os 120 centímetros em algumas áreas, entre elas está Houston, a quarta cidade do país com 2,3 milhões de habitantes, e mais de seis milhões em sua área metropolitana. O prefeito de Houston decidiu não ordenar a evacuação antes da tempestade, com receio de criar uma situação de caos nas estradas. As autoridades do local se viram angustiadas pelo tamanho das inundações que obrigaram o fechamento de dois aeroportos e a saída de hospitais.

Qual o impacto humano? A Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema) anunciou que esperava abrigar 30.000 pessoas em centros de acolhimento temporários. O diretor BrockLong constatou que as operações de busca e resgate possuem mais de 50 condados no Texas.

Quais danos causou até agora?

Embora ainda seja muito cedo para avaliar com precisão a magnitude dos danos, o governador do Texas, Greg Abott, estimou a destruição em bilhões de dólares. Alguns analistas estimaram um impacto material de entre 30 e 100 bilhões de dólares, segundo a Bloomberg. A maior parte dos danos não possui seguro. O Golfo do México é uma região bem procurada para a produção de petróleo nos Estados Unidos. O Harvey causou a suspensão de cerca de 22% da produção de petróleo na região, o que é equivalente a 375.000 barris de petróleo, por dia. Abott assegurou que a indústria petroleira estava muito preparada e que as operações e bombeamento poderiam voltar ao normal dentro de algumas semanas. Portos ao longo da costa do Texas também estavam fechados, incluindo o de Houston, segundo do país em termos de tonelagem. O furacão Harvey que castiga Houston, Texas, desde sexta-feira (26/08/17) deixou até o dia 28/08/17, oito mortos e mais de 30.000 pessoas sem lugar para morar. Uma das maiores cidades dos Estados Unidos da América encontra-se debaixo d’água. A mídia social está mostrando as graves consequências causadas na região, partilhando imagens do antes e depois dessas inundações. Este lar de idosos no Texas chamado “La Vita Bella”, ficou assim, imediatamente após o furacão Harvey:

A ajuda não demorou a chegar após essa imagem popularizar na rede social Twitter. As pessoas se comoveram com a devida situação e chamaram logo os serviços de emergência que conseguiram resgatar 15 idosos.

Confira algumas imagens que ilustram a passagem do furacão:

Referências: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/29/internacional/1503991693_357785.html https://istoe.com.br/o-que-se-sabe-da-tempestade-harvey-que-atinge-os-estados-unidos/ https://g1.globo.com/mundo/noticia/harvey-volta-a-tocar-o-solo-nos-eua.ghtml

 
 
 

Comments


Ponto de Impacto

BLOG DOS FURACÕES
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2017 by Beatriz Coelho, Fernanda Cerutti, Laura Gabardo, Luiza Galvão, Nicolle Müller, Yasmim Coelho.  Proudly created with Wix.com

bottom of page