É normal haver três furacões ativos no Oceano Atlântico?
- Fernanda Cerutti
- 10 de nov. de 2017
- 1 min de leitura
Muitos especialistas dizem que não é normal haver três furacões ativos no Oceano Atlântico. Essa temporada de furacões pode ter sido maior do que a registrada em 2005 (que até então, era considerada a mais ativa temporada de furacões no Atlântico na história). Para esses especialistas isso tudo tem a ver com as mudanças climáticas. Além destes, existem outros fatores importantes que devem ser analisados:
- Fenômeno El Niño: O El Niño é um fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico, em que ocorre o aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial, aumentando as ocorrências de furacões nesta área e reduzindo a frequência dos mesmos no Oceano Atlântico. Este fenômeno não ocorreu em 2017.

Representação do fenômeno El Niño
- Aquecimento Global: Para que um furacão seja formado, quanto maior for a temperatura da água do mar, mais úmido o ar fica e a possibilidade de formação de um furacão é maior. O aquecimento global tem sido responsável pelo aumento da temperatura das águas.
Portanto, a existência de três furacões no Oceano Atlântico não é algo habitual, e os fatores apresentados acima podem ser os responsáveis pelo aumento da frequência com a qual estes fenômenos têm ocorrido.
Referências:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/irma-katia-e-jose-e-normal-haver-tres-furacoes-ativos-no-atlantico-ao-mesmo-tempo.ghtml
Comments